quarta-feira, 21 de abril de 2010

Adoração a Cristo ou à benção?

Adoração a Cristo ou à benção?


Temos tido momentos de muita tensão no que diz respeito à situação do mundo atual, o desemprego e a miséria, decorrentes de um sistema socioeconômico cada vez mais difícil e uma política que massacra a maioria e prioriza uma minoria. E isso não é novidade pra ninguém. Mas o problema é que essa situação tem trazido para nossas igrejas um culto um tanto egoísta, tirando o foco principal que é, e sempre foi, a adoração ao Senhor. Por isso, quero comentar acerca de algo que tenho visto na igreja que tem, de certa forma, me deixado preocupado. Vou contar uma experiência pessoal que tive e tenho tido com frequência.
Estive ministrando há algum tempo em uma determinada igreja e percebi que, no momento da adoração, a igreja não parecia estar muito entusiasmada com as palavras que estávamos cantando (que dizia acerca da morte, da ressurreição e da glorificação de Cristo). Então pensei, nem todo dia as pessoas estão dispostas a cantarem, e isso é normal, em decorrência do cansaço após um dia de trabalho, estresse do trânsito... Enfim, problemas de toda a sorte, que todos temos. Ou o problema era eu mesmo, que precisava orar mais, sei lá, ou simplesmente Deus não queria manifestar sua glória etc. Até ai eu entendo, mas não demorou muito para, depois do louvor, uma pessoa gritar lá na frente uma daquelas famosas frases, tipo: "RECEBE AI IRMÃO IRMÃO! Hoje é o seu dia! Eu determino! Eu profetizo!". E aquelas mesmas pessoas que a pouco não conseguiam nem levantar as mãos para louvar o Cristo ressuscitado, começaram a pular e glorificar, e alguns até chorar. No mínimo estranho né? Pois é, então percebi que, tanto aquelas pessoas ou pelo menos a maioria, não todas, estavam prestando um culto um tanto mercenário, ou seja, eu adoro mediante as bençãos que recebo.
A morte de Cristo para muitos, infelizmente, está perdendo o valor. E isto esta virando um modismo em várias igrejas. As letras das canções e os temas das pregações são voltados normalmente para o EU, eu, eu, eu e eu em primeiro lugar, e isto é lamentável. Claro que podemos ser prósperos e que Deus pode nos abençoar se  Ele quiser, é claro, mas isso não pode tomar o lugar da verdadeira mensagem do evangélico que sempre foi o reino de Deus e nao reino dos homens. Inclusive temos uma música baseada em Dt 28 que diz; "...Se eu ouvir tua voz e te obedecer...aonde quer que eu vá as tuas bençãos me seguirão...". Mas não porque nós ordenamos que Ele faça o que queremos, pois o própio Jesus disse:..´´VENHA NÓS O TEU REINO SEJA FEITA A TUA VONTADE...(Mt 6.10). Tudo está no controle dEle, sob a vontade dEle, quem somos nós para determinamos o que Deus pode fazer? Independente do que ganhamos dEle ou se Ele não quiser dar, Ele é Deus e temos que adorá-lo.
Essas ideologias estão ganhando cada vez mais força, denominada de "Confissao Positiva ou Teologia da Prosperidade". Esse movimento começou nos Estados Unidos pelo teólogo Kenneth Hagin na década de 70 e foi difundida pelas igrejas neopentecostais no Brasil, e hoje é aceita por muitos pentecostais, praticamente como regra de fé. Está gritante e insuportável ouvir sempre os mesmos e velhos jargões ditos pelos ''SUPERCRENTES". O pior é que muitas pessoas que são bombardeadas por essas ideologias e não alcançam seu ideais(casa, carro, dinheiro...etc), terminam se esfriando na fé ou tornam-se crentes apáticos, sempre estão murmurando e cobiçando as grandezas dos outros, e por não estarem alicerçados no verdadeiro cristianismo, acabam abandonando suas igrejas. A mensagem da cruz e a promessa de irmos morar no céu com  Jesus, não faz mais efeitos para os tais.

Outra coisa que tenho observado é alguns irmãos querendo que seus inimigos sejam envergonhados com frases tipo: ''Vou subir num pódio, meus inimigos verão minha exaltação, chegou a hora de ser exaltado" e outras coisas mais. Eu nunca vi Jesus pedir parar ser exaltado perante seus inimigos, pelo contrário, ele pedia para abençoá-los e amá-los (Mt.5,44). No tempo de Davi  sim, a luta era contra seus inimigos, dai a oração dele: "... prepara uma mesa perante os meus inimigos..." (Sl 23,5), mas hoje nossa luta não é contra a carne, nem sangue, mas contra os principados das trevas (Ef.6.12). Quem tem que ser envergonhado é o inimigo de nossas almas com nossas atitudes como cristãos e adoradores do Deus altíssimo. Isso sim, tarefa que aliás não é nada fácil. Irmãos, acho que estamos perdendo o foco da adoração, não quero aqui ser o dono da razão, confesso que já até fui influenciado por esses  movimentos  e comecei a prestar um culto mercenário, onde minha vontade e meus interesses vinham em primeiro lugar e não o reino de Deus, como Jesus nos ensinou em (MT.6,10).Todos nós temos essa tendência, até mesmo por uma questão de necessidade. Mas acho que não é isso que Ele quer de nossa adoração.

  Vamos orar para que haja em nós a gratidão pelo que Jesus fez por nós, mais do que qualquer outra coisa, como disse Paulo aos hebreus "prestemos um culto racional" (Rm 12.1) ou seja , com entendimento, para que não caiamos nessa cilada. Há muitas pessoas agindo assim por falta de ensinamento, pois seus pastores querem garantir um culto "pentecostal" e cheio, ai proferem coisas que as pessoas querem ouvir, tipo uma terapia de autoajuda daquelas do Lair Ribeiro, dessa  forma o mais importante do culto, que sempre foi a adoração e a devoção ao nosso Deus, torna-se  secundária. Eles invertem a ordem e fica ""primeiramente as coisas da terra e depois as do céu''...Quando seria: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."(Mt 6.33).

 Voltemos pois a adorar ao Senhor pelo que Ele é e não pelo que Ele tem para nos dar, porque maior que todas as riquezas desse mundo, é a nossa salvacão, e Jesus ja nos deu através da sua cruz. Lembremo-nos das palavras de Paulo: ''Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco". (Fl 4.12).



Fiquem com Deus.

13 comentários:

  1. Josias... eu concordo em genero, número e grau com vc. Esse tipo de movimento tem agido também dentro das igrejas católicas, principalmente aos grupos ligados a Renovação Carismática, que seguem uma teologia mais pentecostalista. Estou copiando o seu artigo e postando no meu blog, com os devidos créditos, por ser?? Acredito que o verdadeiro Cristão tem que proclamar isso sempre e sempre, porque não podemos nos esquecer nunca de quem deve ser glorificado JESUS CRISTO. Parabéns!!! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Fica à vontade Rubens.Se concorda com o que foi dito, passa a diante.Só não esquece de citar a fonte.
    Fica com Deus!
    Um abraço.Josias Silva

    ResponderExcluir
  3. ev. manoel pimentel ola josias o que tenho a dizer acerca desse comentario que vc fez sobre a teologia da prosperidade estou de acordo pois verdadeiramente nosso foco tem que ser cristo tem que ser o ceu como nossos irmaos do passado que deram suas vidas e nao negaram a cristo ate a morte estou de acordo adoraçao a DEUS E NAO AO DINHEIRO OU MAMOM NAO PODEMOS SERVIR A DOIS SENHORES OK.. amado porem tambem quero que vc como tambem todos que vao ler esse comentario saibam tambem que DEUS e poderoso para fazer tudo muito mais alem daquilo que pedimos ou pensamos segundo o poder que em nos opera ef;3;20 amados temos que crer que assim como DEUS properou os reis da atiguidade salomao davi etc... como nos nossos dias atuais tenho visto a mao de DEUS NA VIDA DE MUITAS PESSOAS que tenho ministrado sobre a vida delas ; sendo essas alcançadas com bençaos do ceu e da terra tambem pois a biblia diz se quiseres e obedeceres comereis o bem dessa terra isaias 1 ;19 josias eu creio que podemos sim ser properos abençoados por DEUS dentro da palavra de DEUS nao tirando o foco que e cristo o ceu adoraçao a DEUS SALVAÇAO VIDA ETERNA OK ENTAO TEMOS que ter essa convicçao DEUS em primeiro lugar e DEPOIS SER PROFETA PARA TODOS OK....

    ResponderExcluir
  4. Pois é Ev.Manoel me pareceu um pouco confusa sua posição acerca da "Teologia da Prosperidade".Mas ok,Vamos lá.Eu sei que se Deus quiser, (e não o homem),Ele pode fazer tudo e um pouco mais...Eu em nenhum momento disse que Deus não pode abençoar as pessoas, e nem que sou contra a prosperidade,pelo contrário o ideal seria que todos fossem prosperos.O que não podemos fazer é usar desse artifício para tentar trazer um tipo ´´poder´´ sobre as pessoas,deixando-as egoístas e viciadas no(me da!,me da!,me da!),envertendo os valores dos primórdios do evangelho sempre foi a devoção pela cruz de Jesus Cristo, e a esperaça de um dia irmos morar no ceu com Ele. Tenho 36 anos, nasci no evangelho,e nunca vi o estou vendo acontecer nas igrejas de hoje,em relação a isso...E como você disse...eu também tenho visto muitos homens de Deus serem abençoados, como tambem tenho visto homens de Deus, simples,sem grandes luxos,mas acima de tudo,íntegros e ecompromissados com a palavra,e que estão fazendo a obra de Deus em lugares que ninguém quer ir,sem interesses pessoais e sem serem vistos por ninguém,longe dos elogios,dos grandes púlpitos,e de toda a honra humana...homens dos quais,eu não chego nem na unha dos seus pés,na realidade sinto até vergonha,de dizer que sou cristão perto de homens como esses...Ev.Manoel sinceramente sei que estou muuuuito longe disso que vou dizer agora,porque me sinto um servo inútil,mas eu gostaria de um dia poder chegar ao ponto de dizer como Paulo,(o homem que mais contribuiu para o crescimento do cristianismo no mundo),que disse:" longe de mim esteja gloriar-me se não na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo"(Gl 6.14).Mas amém, todos nós estamos sendo moldados por Jesus,para que cada dia nós sejamos parecidos com Ele...Fica com Deus,um abração! Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo (saxofonista)
    Me lembro da ministração de um servo de Deus que dizia:
    Pra que os outros possam viver, vale a pena morrer, Pra que os outros possam sorrir, vale a pena chorar...
    O que isso tem a ver com esse texto postado.
    O dom maior de Deus é o amor, e tambem a caridade, longanimidade, amor ao proximo...
    quando o texto se refere ao eu, eu, eu em primeiro, como podemos amar, como podemos olhar em volta e ver a nescessidade dos outros sendo que primeiro eu preciso, eu quero, eu nescessito ter os meus bens materiais como casas, carros, fortuna, até fama, reconhecimento, etc.
    Os olhos focados somente para o dinheiro.
    JESUS em toda a sua gloria, em todo o seu poder, se fez carne, humilde, simples, indigno, de toda a sua herança, tão somente por amor a nós, ele nos deu a sua vida,(que o homem em toda a sua sabedoria não tem o poder de dala), se entregou, para que hoje pudessemos viver a vida que Ele nos deixou, e é assim, querendo conquistar o mundo e as coisas que nele ha que vivemos a vida de JESUS.?.?.?
    Não me lembro, em nenhuma das igrejas que visitei e congreguei, ter ouvido, acerca de alguma campanha, 21 dias de jejum, cultos direcionados, ah:
    *campanha da entrega a Jesus.
    *3, 7 ou 21 dias de Jejum para a gloria de Deus, para a honra ao seu nome.
    *cultos direcionados, tão somente a entrega de nossas vidas para glória de Deus, dias de sacrificio a adoração, para glorificar o nome de Jesus...
    No entanto, sempre ouvimos falar de campanhas de prosperidade, jejum das causas impossoveis, cultos direcionas as bençãos, e outras coisas mais, que no dia a dia estão sempre ao nosso redor...
    Fomos criados imagem e semelhança, de quem mesmo???
    Fica aqui um breve comentário em relaçao a esse texto abençoado, que nos faz refletir e pensar, será que estamos vivendo para o que fomos criados, para
    ADORAR, incondicionalmente, sem limites,,,,


    Sabe que tenho um carinho especial por vc Jó
    fica bem...
    Abraço
    EDUARDO...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas palavras amigão,...Que Deus te fortaleca e te ilumine a cada dia mais ,e que as bençãos de Deus na sua vida seja consequência de uma vida com Ele e pra Ele...Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor Amado de Deus!!!
    Não é preciso nem dizer o que penso!!!
    Concordo plenamente contigo meu irmão! Nos dias de hoje não é mais apresentado um Jesus que salva e leva pro céu, só veem um Jesus que dá casa, dinheiro, saúde, etc... E não param para pensar que nós é que devemos a ele nossa eterna gradidão e adoração, pois foi Ele quem pagou a dívida da qual jamais teríamos condições de sanar! E Ele não pede nada mais do que nossa adoração e fé, que para os homens não tem valor algum, mas para Deus, tem peso de ouro e "ouro de Ofir"!
    Parabéns pelo Blog, só esqueceu de comentar com os colegas de aula! DIVULGUE!!!!
    Fique com Deus querido de Cristo, que Ele te abençõe grandemente em todos os setores de sua vida, principalmente em seu ministério!!
    Não se esqueça de acrecentar ao louvor aquilo que tem aprendido na sala de aula!!
    Fique na Paz e Té +!!!

    ResponderExcluir
  8. A Palavra do Senhor me traz a convicção de que a verdadeira adoração se dá mediante a interação entre os espíritos de Deus e o nosso(Jo 4:24; 1Co 3:16).Sendo assim, o culto racional (e voluntário - Rm 12:1) ao Deus vivo decorre de uma comunhão com Cristo que deve ser aperfeiçoar a cada dia (Os 6:3a), afinal o Salvador se fez carne para nos presentear com a obtenção do livre-arbítrio, isto é, autonomamente comungar com o Criador sem quaisquer outros intermediários (1Tm 2:5; Gl 3:20). Apesar disso, ao invés de se manifestar um agradecimento cândido ao Redentor, homens e mulheres cultuam o materialismo em detrimento da caridade, o efêmero prazer mundano pela terna presença do Senhor, a bênção em lugar do arrependimento, o Cristo crucificado em troca do ressurreto, que no Grande dia do Senhor dirá a esses:"Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade".(Lc 13:27). A responsabilidade é nossa. O que se pode fazer para mudar isso?

    ResponderExcluir
  9. Caro Josias...

    Concordo com suas palavras e me uno à você nessa preocupação pela Igreja de Cristo na terra... Verdadeiramente passamos por uma situação muito complicada, e que se esta não for cuidada por nós (com as estratégias de Deus), teremos uma igreja ferida e desanimada para cuidar e conduzir até a presença de Deus (porque aprendi que essa é a principal tarefa de quem ministra os louvores - a tarefa de fazer com que todas as pessoas que vem à igreja possam ser conduzidas à Adoração ao único digno de recebê-la, JESUS!). Infelizmente a igreja passou por um "inchamento", diferente do sonhado "crescimento", pois alguns homens no decorrer desses anos pregaram mensagens e cantaram musicas totalmente vendáveis$$ e rentáveis$$, sem ao menos importarem-se com as almas, que passaram a "correr" atrás desses profetas. E nós temos um resultado drástico: uma geração de pessoas DECEPCIONADAS com um Deus das mensagens que lhes foram vendidas, do famoso "venha pra Jesus e pare de sofrer", entre outros absurdos.
    Mas nós que concordamos com a mensagem que você, inspirado por Deus, colocou nesse blog, temos que fazer a diferença, trazendo estas pessoas de volta, mostrando a elas que nosso descanso ainda não é aqui, ainda que possamos sim possuir e viver o bem do Senhor aqui na terra. Jesus certa vez disse que não vinha trazer Paz pra terra; mas Ele vinha trazer espada, e foi o que Ele fez, sofrendo por nós todos!!! Precisamos sim pregar o evangelho genuíno, não egoísta, não um evangelho que se resuma num culto ou numa oração voltada pro nosso próprio umbigo, mas o verdadeiro evangelho que nos restaura e nos faz acreditar que a salvação não acaba na nossa vida, mas que nós que um dia fomos misericordiosamente resgatados, possamos fazer esse mesmo evangelho valer a pena para, pelo menos, uma alma além da nossa!!!
    Deus te abençôe muito Ministro!!!

    Cp. Daniel Inocencio...

    ResponderExcluir
  10. Valeu Daniel linda suas palavras....fica com Deus...ore sempre por nós

    ResponderExcluir
  11. Pois é Josias, concordo em tudo, mas infelizmente ainda vemos isso dentro de nossas igrejas e pelo andar da carruagem ainda veremos muito mais, mas fico feliz em saber que ainda temos pessoas que acredita na "pregação da Cruz" a unica que liberta e salva no profundo da alma e não só no "razo" como vemos por aí o Evangelho do "deixa disso" nada ver", "receba a chave" onde religiosos se preocupam com o estereótipo do ser humano, ou o que ele pode proporcionar... é lamentável, mas tenho fé que DEUS esta levantando verdadeiros adoradores, igual diz um louvor aí da Sede "...e se vc não clamar..as pedras clamarão...."" rsr é isso aí...paz do senhor

    ResponderExcluir
  12. Valeu Valerias...fico contente que estamos no mesmo espírito...ore sempre por nós para que possamos viver não só de palavra, mas de verdade e ação...fica com Deus

    ResponderExcluir
  13. O meu Irmão ...como eu ja vi isso acontecer, e por inúmeras vezes pensei como você! o problema deve estar em nos ...talves não nos consagramos o suficiente....mas logo em seguida gritos de RECEEEEEBA !!! Meu ....nada contra mais fazer de Cristo um garçon naum dá mais .... gente quando vamos começar e viver Cristo de verdade? Quando vamos parar de ter ARTISTAS NOS PALCOS ao inves de adoradores? Parar de se importar com quem está nos aplaudindo ou não e chorar porque almas estão indo todos os segundos ao inferno.É tempo de reconstruir-mos nossos altares e revermos nossos conceitos sobre o que é adorar a Deus e quem é nosso "inimigo" de verdade. E eu peço a Deus que nos levante pra lutar contra o mal e levantar um altar com verdadeira adoração...a ponto de no santo dos santos agitarmos a fumaça a ponto de não nos vermos mais, para que Ele possa manifestar Sua Glória....Paz !

    ResponderExcluir